sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DORES NAS COSTAS - PARTE 2

Nessa segunda parte quero explicar o porque de tantas pessoas sofrerem das famosas "dores nas costas".

Temos em nosso corpo vários músculos que trabalham em sincronia, ou seja, para que um músculo trabalhe corretamente é necessário o envolvimento de vários outros. Esse é um dos motivos de muitas vezes estarmos com dores musculares em determinadas áreas do nosso corpo (exemplo, nas costas).


Por quê? Não entendi....

Simples. Nem todas as dores são musculares, existem pessoas que têm problemas de saúde como hérnia de disco, desvios posturais (escoliose, hiperlordose, bico de papagaio, etc), mas existem também, e em grande maioria, pessoas que possuem uma musculatura fraca para determinadas funções do dia-a-dia.

Uma boa parte das pessoas que sofrem de dores nas costas é por terem a musculatura abdominal e lombar fraca, ou seja, precisam realizar exercícios físicos para fortalecer a região e obterem uma melhor estabilidade dessa região central do nosso corpo.

O abdômen e a musculatura das costas (principalmente da região lombar) são considerados músculos estabilizadores. Na maioria das vezes, eles são exigidos pelo nosso corpo, pois são responsáveis por auxiliarem  em grande parte dos movimentos musculares.
 

Um bom e simples exemplo, é o equilíbrio corporal. Quem nunca ficou muito tempo de pé, parado e começou a sentir dores nas costas? Se não sentiu, é porque tem uma boa chance de possuir uma musculatura forte na região, do contrário, deve procure um médico especialista para verificar o problema, se não for um problema clínico, procure um educador físico e faça exercícios localizados.

DICA: Fortalece seus músculos abdominais e da região lombar, mas cuidado para não prejudicar sua coluna durante a prática dos mesmos. A coluna é uma região de fácil lesão, se os exercícios forem feitos de forma errada, e ao invés de melhorar, você pode prejudicar mais ainda sua saúde.

Valorize o trabalho do educador físico, procure um profissional da área para alcançar seus objetivos.


Abraçossssssssssssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário