quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sete passos para escolher uma boa academia


Não pela falta de assunto, mas pelo fato de ter achado interessante esse texto que li no site do Portal da Educação Física, resolvi compartilhar aqui no "PERSONAL TRAINER NET" com vocês. O texto é um pouco longo mas possui boas dicas pra você que procura uma BOA academia. Veja o texto:

Sete passos para escolher uma boa academia

Os critérios para escolha de onde você vai malhar, ou simplesmente entrar ou manter a forma, são muito importantes. Afinal, profissionais mal treinados para lhe assistir, equipamentos inadequados ou academia sem a regulamentação exigida podem trazer consequências indesejadas às suas boas intenções.

Longe ou perto
Academia nunca deve ser um martírio para quem malha. Depois de um dia estressante, ter que ir muito longe para treinar é um empecilho que afasta qualquer um. Achar um local perto de casa ou do trabalho, que fique a uma leve caminhada de distância, é ideal.

Equipamento novo
Os aparelhos, pesos e outros não precisam ser de última geração, mas perde pontos a academia com materiais enferrujados ou encostados. A tecnologia avança para dar ao usuário o esforço mais eficiente ao corpo, e uma velharia pode prejudicar. Variedade também conta: melhor ter opções de pesos para o iniciante e o avançado do que uma única barra que todo mundo tenha que revezar.

Limpeza em dia
Asseio é tudo em um ambiente onde as pessoas vão unicamente para suar muito. Não só os equipamentos têm de estar com a limpeza em dia, mas os bebedouros, os banheiros, os vestiários, as salas de ginástica, a sauna e outros. Se houver lanchonete, até ela tem que ter o seu “ok” para a organização.

Professor e médico
Qual o nível dos profissionais que trabalham na academia? O professor formado em educação física é indispensável para ensinar aos alunos o jeito correto de fazer cada exercício. Só assim se evitam lesões por causa do esforço mal feito e se alcançam os resultados desejados dentro do tempo certo. Eles orientam e analisam cada peso levantado por você? Corrigem sua postura? Médicos e avaliadores físicos também devem ter o conhecimento de suas áreas para liberar ou não o treino.

Aulas e extras
Para treinar, é preciso estar em dia com os exames médicos. Veja se a sua oferece esse serviço. Há quem prefira fazer por fora, mas o importante é que a academia cobre do aluno seus registros de saúde. A variedade de aulas, como natação, bicicleta, pilates, lutas, entre outras, também é um ponto a ser avaliado para incentivar o aluno a freqüentar a malhação.
Burocracia importa
Veja se a empresa é registrada no Cref (Conselho Regional de Educação Física) do seu Estado. Esse documento é importante porque mostra que ela tem a autorização dos conselhos do setor para prestar esse tipo de serviço.

Vale a mensalidade
Você só vai malhar uma hora por dia por três dias na semana? Então feche um plano barato para isso em vez de ter o completo, com aulas 24 horas por dia e aos domingos, por exemplo. Os pacotes anuais saem mais baratos do que os mensais. Aulas extras também encarecem, mas se você não vai aproveitá-las, não as inclua no pacote. A ideia é pagar só o que for usar. Se você tem preguiça ou não consegue ir à academia regularmente, volte ao passo 1 e reveja se vale a pena o suor.

Por Marcel Gugoni

Fonte: www.educacaofisica.com.br - Porta da Educação Física




Abraçossssssssss....

Nenhum comentário:

Postar um comentário