sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Respiração na corrida


Essa é uma grande dúvida de todos que começam a praticar a corrida. Como devemos respirar corretamente? Devo inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca ou vice versa??? E se eu respirar somente pela boca???

Na verdade, estudos recentes dizem que devemos respirar da maneira que for mais confortável para nós, pois vamos aos poucos, condicionando nosso organismo a essa maneira de respirar.

Particularmente eu prefiro usar o modo antigo, inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca, pois muitos corredores antigos se  utilizaram desse método e obtiveram resultados positivos. A única coisa que faço diferente, é nos últimos metros ou minutos finais, é respirar somente pela boca para adquirir uma quantidade maior de oxigenação para tentar obter um melhor resultado final.

DICA IMPORTANTE: Ao terminar seu treino de corrida, JAMAIS PARE BRUSCAMENTE de correr. Você deve fazer a chamada volta calma, onde o praticante deve continuar a correr e diminuir aos poucos seu passos até trotar e enfim caminhar lentamente até parar. A parada brusca pode acarretar em uma diminuição da pressão arterial e causar tonturas ou até mesmo desmaios, pois as artérias ainda estão dilatadas devido a prática da corrida intensa e uma parada brusca diminui a circulação sanguínea quer percorria todas as partes do nosso corpo, concentrando-se apenas nos membros inferiores, causando um desequilíbrio no fluxo sanguíneo de todo nosso organismo.

A dica vale também para quem pratica caminhada também. Diminua lentamente seus passos até parar totalmente.

Próximo post...Corrida - parte 3!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário