A corrida é uma das atividades físicas mais praticadas no mundo, tanto pela facilidade de uma pessoa saudável começá-la, quanto pela pouca exigência de materiais para realizá-la,
pois um bom par de tênis e roupas leves resolvem rapidamente esse problema!
Mas como começar? Quanto devo correr? Como devo correr? ....
Bom, para começar a praticar a corrida são necessários o uso de roupas leves, um tênis adequado para o local de corrida que você vai realizar a atividade, um relógio para marcar ou pelo menos, direcionar uma média de tempo para seus exercícios e boas noções de alongamento para não se machucar após um certo período de treinamento.
E acredite, isso poderá acontecer facilmente!!!
Vamos começar do começo!
Primeiro, verifique com seu médico se você esta apto a realizar caminhadas ou corridas como forma de atividade física.
Depois, quando for dar início a seu treino, se for a primeira vez na sua vida que planeja correr, jamais CORRA!!! Isso mesmo, JAMAIS CORRA! A não ser que tenha aptidão física cardiorrespiratória adquirida através de outro esporte atualmente praticado por você.
De início, para um sedentário, deve-se apenas caminhar por 15 minutos, 3 vezes por semana no mínimo, para primeiramente adquirir preparo físico , e depois aumentando aos poucos a passada e o tempo de treino, até chegar a 1 hora de caminhada por dia de treino (uma média de 1km a cada 15 minutos, pode ser alcançada!!!)
Depois que perceber que está fácil para caminhar rapidamente, sem ficar ofegante como no início do treinamento (isso pode levar até 2 meses, depende do seu próprio ritmo natural!) você pode começar a trotar ( é uma forma mais acelerada do que a caminhada, mas com passadas mais curtas, e condiciona outros grupos musculares durante a prática) mas com cuidado maior nas articulações, pois os impacto será maior de agora pra frente. Faça um
aquecimento de 5 minutos e depois um bom
alongamento antes de iniciar o trote.
Depois de adaptado ao trote, o que também pode demorar um certo tempo, mas será mais rápido do que o tempo de evolução da caminhada para o trote devido a aptidão já adquirida pela musculatura através do tempo de treinamento da atividade, podemos começar a correr deforma mais rápida e com passadas mais longas e respiração mais concentrada.
Uma das diferenças do trote para a corrida é que na corrida há momentos em que os dois pés não tocam o solo entre uma passada e outra. A queima de calorias é maior (cerca de 600 a 800kcal/hora, considerando um indivíduo de 70 kg).
Existem várias opções de treinamento para corrida, e para cada pessoa. O Personal Trainer é responsável por adaptar cada tipo de treino para cada tipo de aluno.
DICA: para um treinamento mais correto e completo é necessário um monitor cardíaco
(frequencímetro) para verificar os batimentos cardíacos durante o treino.
Mais informações sobre corrida? Entre em contato pelo
e-mail do seu PERSONAL TRAINER NET!
Abraçossssssssss