segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alimentação dos filhos


Nos dias de hoje ficou cada vez mais fácil nos alimentarmos de forma rápida e prática.

O maior problema desse tipo de alimentação é que nem sempre  todos os nutrientes necessários são ingeridos.

E não são apenas nós adultos que sofremos com a falta da ingestão correta de vitaminas e minerais necessários no nosso dia-a-dia. As crianças são as que mais sofrem com esse tipo de alimentação. Por quê?

Porque elas estão em fase de crescimento e desenvolvimento. Precisam de uma alimentação rica e balanceada com legumes, frutas e verduras, diariamente.



A má alimentação de uma criança pode desenvolver problemas como anemia, obesidade, má formação óssea, problemas no sistema cognitivo como dificuldades no raciocínio, perda de noção de espaço-temporal, baixa estima, traumas e depressão.

Pode trazer também problemas no desenvolvimento motor da criança como pouco agilidade, baixa resistência física, pouca flexibilidade, dificuldades de coordenação motora grossa ( dos grandes músculos) e motora fina (movimentos de precisão, como acender uma lâmpada por exemplo!).

É necessário que os pais estejam atentos a cada alimento que seus filhos ingerem, e se estão sendo benéficos a saúde de suas crianças.

É cada vez mais comum vermos crianças com dificuldades física e cognitivas para realizar um simples fundamento ou exercício esportivo! Será que a culpa é da própria criança? Será que ela é tão incapaz assim? Será que é o professor que é exigente demais????


Claro que não! Muitas vezes o problema pode estar na ingestão errada de determinados alimentos que não suprem as necessidades básicas diárias que a criança precisa para o seu dia-a-dia. E como a alimentação segue errada por muito tempo, a criança fica cada vez mais frágil e fraca para realizar determinados movimentos simples. Isso sem citar a porta aberta para doenças transmissíveis como gripes, resfriados, entre outras mais perigosas.

Macarrão estantâneo, salgadinhos de saquinho, salgados e refrigerantes, balas e doces em geral são deliciosos para todos nós, mas no momento certo, na hora certa. As crianças também precisam desses alimentos (em baixa, muito baixa quantidade!), mas não devem jamais substituí-los pelo bom e velho arroz com  feijão, carne e legumes.

Abraçossssssssssss








sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MMA ou Mixed Marcial Arts (M.M.A.)



Em um mundo tão competitivo e diversificado que vivemos, mais cedo ou mais tarde as "misturas" ou "fusões" seriam ou serão necessárias para que tudo melhore ou piore de vez!!!


Não seria diferente com o mundo das artes marciais!
   
Inspirado em um dos meus seguidores (Paulo De Faveri) que também possui um blog interessante ( veja aqui )e gosta muito de MMA, resolvi postar sobre o tema.

As artes marciais são praticadas a milênios, mas não existem muitos registros sobre elas por que seus mestres ensinavam mais pela prática do que pela teoria (escrita).

Historicamente há registros (escavações arqueológicas e pela tradição oral) de  que algumas artes marciais existam a mais de 5000 anos, como é o caso do kung fu.

Agora falando especificamente do MMA, que não é um estilo de arte marcial como o kung-fu, karatê, jiu-jitsu entre outras,  e sim, como o próprio nome já diz, é uma MISTURA DE VÁRIAS ARTES MARCIAIS, onde o lutador usa vários tipos de artes marciais durante o combate, conforme a situação da luta exige dos competidores.


Por isso, quanto mais conhecimento em artes marciais o lutador possuir, mais probabilidades de ganhar a luta ele terá. Mas... como o futebol, que é um esporte incerto e justamente por esse motivo ele tem tanto sucesso, o MMA também é imprevisível. Um único golpe pode derrubar o mais forte dos adversários, desde que bem "encaixado" e usado na sua forma correta.

O MMA é hoje um dos esportes  que mais cresce em termos de público e de competidores, pois sua divulgação vem sendo bem explorada apesar de ser visto por muitos como um esporte violento. O que não deixa de ser verdade.

Mas apesar de violento, ele é um esporte saudável se usado como forma de auto-defesa ou condicionamento físico, pois associa benefícios a parte física (sistema ósseo, muscular e cardiorrespiratório) e a parte mental/cognitiva (concentração, auto-controle, raciocínio, percepção espaço-temporal).

Particularmente deixo aqui uma frase que aprendi quando praticava kick boxing, e que serve muito para os lutadores do MMA:

"Não existe uma arte marcial melhor que a outra. Existe um lutador mais bem preparado que o outro"

Abraçossssssss

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mais alongamentos...

Uma das postagens mais acessadas no meu blog é a de formas de alongamentos . Por isso resolvi colocar novos movimentos (alguns são repetidos, mas dentro do quadro há novos movimentos incluídos!) para vocês praticarem quando possível.







Acesse também a postagem alongamento ou aquecimento? , para saber qual a diferença entre eles.


Abraçosssssssssssssss

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cérebro cansado? O melhor remédio pode ser um pouco de exercício

Notícia interessante que decidi compartilhar com vocês...


Fonte: Portal de Educação Física




Exercícios Físicos aumentam o número de mitocôndrias nas células musculares e agora, no cérebro.


Que as atividades físicas são boas para o próprio físico ninguém duvida.

Mas será que movimentar-se também ajuda as funções cerebrais?

Na verdade, já se sabe que os exercícios físicos também têm uma série de efeitos mentais positivos, tais como aliviar a depressão e melhorar a memória.

O que os cientistas não sabiam até agora era o mecanismo por trás desses efeitos mentais - como é que mexer o corpo afeta o cérebro?

Mitocôndrias

Há muito tempo os cientistas sabem que as atividades físicas aumentam o número das mitocôndrias nas células musculares.

Como a mitocôndria é responsável pela geração de energia na célula - ela é chamada de usina de força - acredita-se que este aumento numérico seja o responsável muitos dos efeitos positivos dos exercícios físicos, como o aumento da força ou da resistência.

Agora, pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul (EUA) descobriram que o exercício físico regular também aumenta o número de mitocôndrias nas células do cérebro, uma possível explicação para os benefícios mentais das atividades físicas.

Resistência mental

Os experimentos sugerem que os exercícios físicos aumentam o número de mitocôndrias do cérebro de forma muito parecida com o que ocorre com as mitocôndrias nos músculos.

Isto tornaria o cérebro mais resistente à fadiga, com um efeito mental direto e um efeito indireto também sobre o próprio desempenho físico.

Os pesquisadores também sugerem que este aumento no número de mitocôndrias do cérebro pode ter implicações clínicas para transtornos mentais, o que tornaria os exercícios físicos um tratamento potencial para transtornos psiquiátricos, doenças genéticas e doenças neurodegenerativas.

Ou para aliviar as tensões do dia-a-dia, produzindo um efeito de aumento de resistência também mental.



Abraçossssssssssss