Em um mundo tão competitivo e diversificado que vivemos, mais cedo ou mais tarde as "misturas" ou "fusões" seriam
Não seria diferente com o mundo das artes marciais!
Inspirado em um dos meus seguidores (Paulo De Faveri) que também possui um blog interessante ( veja aqui )e gosta muito de MMA, resolvi postar sobre o tema.
As artes marciais são praticadas a milênios, mas não existem muitos registros sobre elas por que seus mestres ensinavam mais pela prática do que pela teoria (escrita).
Historicamente há registros (escavações arqueológicas e pela tradição oral) de que algumas artes marciais existam a mais de 5000 anos, como é o caso do kung fu.
Agora falando especificamente do MMA, que não é um estilo de arte marcial como o kung-fu, karatê, jiu-jitsu entre outras, e sim, como o próprio nome já diz, é uma MISTURA DE VÁRIAS ARTES MARCIAIS, onde o lutador usa vários tipos de artes marciais durante o combate, conforme a situação da luta exige dos competidores.
Por isso, quanto mais conhecimento em artes marciais o lutador possuir, mais probabilidades de ganhar a luta ele terá. Mas... como o futebol, que é um esporte incerto e justamente por esse motivo ele tem tanto sucesso, o MMA também é imprevisível. Um único golpe pode derrubar o mais forte dos adversários, desde que bem "encaixado" e usado na sua forma correta.
O MMA é hoje um dos esportes que mais cresce em termos de público e de competidores, pois sua divulgação vem sendo bem explorada apesar de ser visto por muitos como um esporte violento. O que não deixa de ser verdade.
Mas apesar de violento, ele é um esporte saudável se usado como forma de auto-defesa ou condicionamento físico, pois associa benefícios a parte física (sistema ósseo, muscular e cardiorrespiratório) e a parte mental/cognitiva (concentração, auto-controle, raciocínio, percepção espaço-temporal).
Particularmente deixo aqui uma frase que aprendi quando praticava kick boxing, e que serve muito para os lutadores do MMA:
"Não existe uma arte marcial melhor que a outra. Existe um lutador mais bem preparado que o outro"
Abraçossssssss
Nenhum comentário:
Postar um comentário