Para realizarmos um atividade física moderada de forma satisfatória nosso organismo utiliza como fonte de energia os carboidratos e as gorduras que se encontram em nosso organismo.
Então, se usamos os carboidratos e as gorduras como fonte de energia e não ingerirmos os carboidratos no café da manhã, utilizaremos somente a gordura como fonte de energia???
Errado!!!
Esse é o risco que poucos conhecem....
No início da atividade física moderada, nosso corpo talvez use somente as gorduras como fonte de energia por estar em jejum, o que pode significar emagrecimento, mas de forma NÃO saudável. Pois, o problema é que no decorrer de um certo tempo na prática dessa atividade nosso organismo pode não responder de forma correta aos exercícios e pela baixa fonte de energia primária muscular (que vem dos carboidratos, mais precisamente do glicogênio muscular) nossos músculos podem usar uma fonte de energia que jamais deveria ser utilizada, as proteínas. Na qual, isso faria você emagrecer, mas também eliminar massa muscular, o que é prejudicial para seu organismo e todo seu treinamento (próxima postagem farei uma explicação especial sobre os problemas da perda de massa muscular).
Outro risco que deve ser ressaltado é que você pode sofrer uma hipoglicemia devido os baixos níveis de glicose no sangue, causando mal-estar e até desmaios, o que é muito perigoso, principalmente no caso de você treinar sozinho e em lugares muito longe de outras pessoas para auxiliá-lo com os primeiros socorros necessários.
Portanto, treinar uma atividade física em jejum para buscar um emagrecimento de forma mais rápida não é a maneira mais correta e também seus exercícios não terão um volume e uma intensidade ideal para obter bons resultados devido a rápida perda de energia muscular.
Pesquise no blog outros assuntos relacionados a atividade física, emagrecimento e saúde.
Até a próxima postagem!!!
Abraçossssssssssss
fonte de imagens: google
Nenhum comentário:
Postar um comentário