quarta-feira, 25 de maio de 2016

L.E.R (lesão por esforço repetitivo) ou D.O.R.T. (doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho)???



Oláaa,

nesse post vamos apenas explicar de forma simples a diferença entre LER e DORT e colocar alguns exercícios simples de serem realizados tanto em casa, quanto no trabalho.

Sobre a LER - Lesão por esforço repetitivo

Caso clássico de hoje no nosso dia-a-dia são os vários adolescentes que não trabalham e desde cedo se comunicam através da tecnologia pelos celulares, tabletes, notebooks, pc's, etc. Esse hábito tecnológico tem gerado vários problemas nas articulações dos adolescentes ( e adultos!!!) e causado alguns tipos de lesões como tendinites nos dedos, punhos e articulações do braço. Essa lesão que o adolescente adquiriu pelo seu esforço de repetir os mesmos movimentos seguidamente é uma LER, porque, geralmente, ele a obteve sem ser numa rotina de trabalho, e sim no ambiente fora do labor (de uma empresa, por exemplo).

Sobre a DORT - Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho

Caso clássico também é quando uma pessoa adquiri dores articulares no ombro e cotovelo, devido a repetição dos movimentos no ambiente de trabalho, pelo fato da empresa que o mesmo trabalha, ser de grande produção industrial e com prazos curtos para entrega dos materiais. O funcionário trabalho de forma rápida, com má postura devido a necessidade de acelerar os movimentos e acaba com lesões nas articulações citadas acima (ombro e cotovelo). Por ser no ambiente de trabalho e mesmo que seja uma lesão por esforço repetitivo, é considerado uma DORT.

E porque a diferença???

Simplesmente pelo fato da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) exigirem essa nomenclatura diferenciada para pagamento de direitos e acerto de contas, no caso doenças geradas no trabalho ou fora dele.

Alguns exercícios para prevenir ou melhorar os sintomas da LER ou DORT:

Deixe seu comentário, ele é muito importante para mim!!!
Até a próxima postagem! Abraçosss