Mais um "você sabia???", e dessa vez com um tema de grande importância para o seu treino.
Você sabia que temos uma frequência cardíaca máxima de treinamento para garantir uma segurança maior para o seu sistema cardiovascular?
Conhecida como Frequência Cardíaca Máxima (FCMáx), ela nos auxilia a termos uma maior proteção ao nosso músculo cardíaco (coração), e nos ajuda a encontrarmos outras variáveis de treinamento através da nossa idade e quantidade de batimentos por minutos do nosso coração.
Mas como eu encontro minha Frequência Cardíaca Máxima???
??????
Temos vários protocolos que podem nos ajudar a encontrar uma frequência cardíaca máxima, e um dos mais utilizados até hoje, inclusive pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), é o estudo de Karvonen (KARVONEN e col., 1957) que realiza o seguinte calculo através da idade do indivíduo:
220 - idade = FCMáx (exemplo: 220 - 26 anos de idade = 194 batimentos por minuto ou bpm)
Nesse caso o indivíduo não deve deixar seus batimentos cardíacos ultrapassarem os 194 batimentos por minuto. Mas existem vários outros protocolos que podem auxiliar você a encontrar sua FCMáx par treinos de esforço. Particularmente, uso o protocolo de Tanaka (TANAKA et al., 2001) por ter uma maior segurança com pessoas de idade mais avançada, mais precisamente acima dos 60 anos. A fórmula de Tanaka é a seguinte: 208 - (0,7 x idade)
Exemplo: 208 - (0,7 x 26 anos de idade) = 189,8 na qual arredondamos para 190 bpm sem maiores problemas devido a proximidade dos números.
Em breve, novas postagens sobre Frequência Cardíaca de Treinamento ou ...
Acompanhe o Blog! Deixe seu comentário! Ajude nos a melhorar ainda mais seu treinador pessoal virtual!!!
Abraçosss