quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O que você tem feito para melhorar a sua saúde???


A sociedade em que vivemos está cada vez mais buscando a melhora da saúde devido a correria dos dias de trabalho e dos problemas existentes em suas vidas particulares. Muitos vão ao médico rotineiramente, fazem exames clínicos e ao saberem que está tudo "normal", não "acham" necessário se cuidaram mais, e dão continuidade a uma vida de alimentos errados, poucas horas de sono e falta de atividade física.

O corpo é como uma máquina, na qual se usado demais terá desgastes e apresentará problemas, e da mesma forma será se não ficar paradopor muito tempo, ele apresentará outros problemas diferentes dos de uso muito excessivo, mas certamente o problema logo surgirá.
Nosso corpo precisar realizar 4 funções básicas para não apresentar sérios problemas ou para diminuí-los se já existirem, e são eles:
Movimento, alimentação correta, recuperação e repouso, todos na medida certa.
"Mas como realizar essas funções de maneira correta para ter uma melhor qualidade de vida???"
Faça exercícios físicos acompanhado por um profissional capacitado para lhe dar o suporte necessário par que você alcance todos esses objetivos de forma correta." Mas como começar, quem devo procurar???" 


Comece uma atividade física em um clube, academia ou praça de exercícios físicos ao ar livre, se não houver acompanhamento profissional capacitado (graduado em educação física) nesses locais, contrate um Personal Trainer, ele lhe dará o suporte para o movimento, recuperação e repouso de forma correta e irá te indicar a melhor forma de procurar um especialista na parte da alimentação adequada para você.

Fonte:Cícero Brito - Personal Trainer & Consultoria 


Pesquise no blog! Escolha um tema e digite na barra de procurar! Se não encontrar algo de seu interesse, entre em contato conosco!
Até a próxima postagem! Abraçosss

domingo, 30 de novembro de 2014

Você Sabia que temos uma frequência cardíaca máxima para treinamento???


Mais um "você sabia???", e dessa vez com um tema de grande importância para o seu treino.
Você sabia que temos uma frequência cardíaca máxima de treinamento para garantir uma segurança maior para o seu sistema cardiovascular?


Conhecida como Frequência Cardíaca Máxima (FCMáx), ela nos auxilia a termos uma maior proteção ao nosso músculo cardíaco (coração), e nos ajuda a encontrarmos outras variáveis de treinamento através da nossa idade e quantidade de batimentos por minutos do nosso coração.
Mas como eu encontro minha Frequência Cardíaca Máxima???
??????

Temos vários protocolos que podem nos ajudar a encontrar uma frequência cardíaca máxima, e um dos mais utilizados até hoje, inclusive pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), é o estudo de Karvonen (KARVONEN e col., 1957) que realiza o seguinte calculo através da idade do indivíduo:

220 - idade  = FCMáx (exemplo: 220 - 26 anos de idade = 194 batimentos por minuto ou bpm)

Nesse caso o indivíduo não deve deixar seus batimentos cardíacos ultrapassarem os 194 batimentos por minuto. Mas existem vários outros protocolos que podem auxiliar você a encontrar sua FCMáx par treinos de esforço. Particularmente, uso o protocolo de Tanaka (TANAKA et al., 2001) por ter uma maior segurança com pessoas de idade mais avançada, mais precisamente acima dos 60 anos. A fórmula de Tanaka é a seguinte: 208 - (0,7 x idade)

Exemplo: 208 - (0,7 x 26 anos de idade) = 189,8 na qual arredondamos para 190 bpm sem maiores problemas devido a proximidade dos números.

Em breve, novas postagens sobre Frequência Cardíaca de Treinamento ou ...
Acompanhe o Blog! Deixe seu comentário! Ajude nos a melhorar ainda mais seu treinador pessoal virtual!!!

Abraçosss

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A importância de uma boa Anamnese e Avaliação Física


A Anamnese e a Avaliação Física são procedimentos muito importante dentro da Educação Física e não podem ser esquecidas.


Dentro dos princípios de como abordar seu aluno e prepará-lo da melhor forma possível para iniciar uma atividade física, a anamnese e a avaliação física são os procedimentos ideias para orientar seu aluno e minimizar os erros que podem ocorrer no planejamento do seu treino.

Muitos professores cometem o erro de não realizá-las antes de iniciar qualquer tipo de treino para o seu aluno, pois "acham" que não haverá problema nenhum em fazer esses procedimentos em outro dia qualquer, mas o risco que correm ao não realizá-las são muito grande, pois é na anamnese e na avaliação física que sabemos se o aluno está apto ou não a fazer determinado tipo de atividade ou exercício. A falta de uma anamnese e avaliação física ou  de ambas mal feitas podem levar um aluno, dependendo das consequências de saúde do mesmo, a graves lesões (muitas irreversíveis) e até mesmo à morte (risco cardiorrespiratório/vascular que podem  ser descobertas durante a anamnese/avaliação física).

Isso pode ocorrer porque é na anamnese e na avaliação física que você pode conversar com o seu professor para esclarecer dúvidas, revelar ou descobrir problemas de saúde atuais ou antigos, e  assim ele poderá determinar quais serão suas metas durante o treinamento.

A anamnese e avaliação física ideal é aquela que melhor se encaixa com o seu aluno/cliente, ou seja, aquela que realmente tem importância para o aluno (objetivos) e seu professor (tipo de treino ideal), através delas você saberá quais suas metas a curto ou a longo prazo. Prazo esse que você só poderá saber através de uma boa Anamnese/Avaliação Física.

Avalie fisicamente seu aluno, faça uma anamnese com ele, pergunte tudo aquilo que for necessário para que não exista nenhuma barreira entre o aluno e você, e vocês alunos, EXIJAM uma avaliação Física e  respondam a um questionário (anamnese) feito pelo seu professor, nem que você tenha que pagar à parte para que esses procedimento sejam realizá-los, pois somente assim você terá uma garantia de que os eu professor buscou a melhor maneira de prepará-lo para iniciar seu treinamento.

Acompanhe o blog e até a próxima postagem.

Abraçossss

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jamais desista!!!




Oi!!! Nessa postagem não vou dar dica de exercício ou de alguma atividade física, hoje vou falar de não desistir dos seus objetivos!

É comum termos a vontade de se superar, de mudar o foco, de melhorar determinada situação em que estamos, seja ela física, psicológica, financeira, laboral, entre outras.

Mas também é muito comum depois de começarmos essa nova fase de mudança em nossas vidas desistirmos no primeiro, ou segundo obstáculo, desanimarmos mais com os erros do que se animarmos com os acertos, e acredite...acertamos muito e não percebemos, mas os erros parecem  tão frequentes que acabamos mantendo mais a atenção neles.

Esse é o erro!!!

Todos nós cometemos erros, todos nós primeiro aprendemos,  ERRAMOS (ou não, pois errar não é uma regra, apenas pode fazer parte do processo...srsr), e depois aplicamos ou ensinamos da melhor forma o que buscamos E TEMOS COMO CERTO para nossas vidas! Por isso, seja na atividade física, na alimentação, no trabalho, na vida escolar, na afetiva ou  principalmente em uma questão psicológica, NÃO DESANIME, NÃO DESISTA!!!

Se você optou por uma mudança séria na sua vida, NÃO DESISTA, desde que isso realmente vá te fazer bem, sem prejudicar outras pessoas de forma séria, pois em muitas mudanças sempre há dor, sofrimento, nervosismo, dúvida entre outros fatores negativos. Mas esse é o segredo, usar o negativo para perceber o quanto evoluímos desde o começo na nossa nova jornada. Se há dor, é porque ao superarmos haverá alegria, se há sofrimento, é porque haverá felicidade, se há nervosismo, é porque haverá tranquilidade, se há dúvida, é porque haverá uma boa resposta para aquilo que você procura. TEMOS QUE CONTINUAR!

NÃO DESISTA! NÃO DESISTA! NÃO DESISTA! ACREDITE QUE DEPOIS DOS OBSTÁCULOS HAVERÁ VITÓRIA!!! Creia em você! CREIA EM DEUS!!!SIM, ISSO MESMO, CREIA EM DEUS ANTES DE TUDO, POIS ELE É TUDO!!! E SE VOCÊ TEM TUDO, JÁ CONSEGUIU O QUE QUERIA! Apenas espere o tempo certo de Deus, pois não depende do seu tempo, e sim do tempo de Deus! É quando Ele quer e não quando você quer, por isso...NÃO DESISTA!!!

Continue seus planos, seus exercícios, sua atividade física, seu novo trabalho, talvez quem sabe, seu novo amor...ACREDITE EM VOCÊ!!!

VOCÊ É CAPAZ!!! E VOCÊ SABE DISSO!!! MANTENHA O FOCO!!!

VOCÊ JÁ É UM VENCEDOR!!!


P.S.: Não virei psicólogo, nem pastor evangélico...srsr... (mas os dois sabem muito do que eu tentei expressar nesse texto)..e nós sabemos também que para obtermos bons resultados físicos como emagrecimento, condicionamento, hipertrofia, recuperação de lesões, vitórias no esporte, é preciso estarmos bem com nossa mente e Espirito!

Até a próxima postagem! Abraçosssssss

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Atividade física e o frio

Estamos no inverno, e não queremos perder o "pique" das atividades físicas adquiridas no verão. Afinal, agora que os resultados estão melhores, devemos manter o condicionamento e o foco nos exercícios.

Mas com esse frio, fica difícil manter a motivação de antes, pois o clima é propício ao descanso/repouso e um maior consumo de alimentos, e corremos o risco de virarmos verdadeiros ursos de inverno (hibernar!!!).

Para mantermos o foco nos exercícios é preciso fazermos algumas mudanças na nossa rotina de atividades físicas, a primeira é usar roupas que auxiliam na boa performance do exercícios, devemos nos proteger do frio mas sem ficarmos muito sobrecarregados com elas, pois muitas roupas pesadas de inverno podem atrapalhar o resultados.

Depois, caprichar mais nos aquecimentos antes de iniciarmos os exercícios (no mínimo 10 minutos!!!), primeiro porque os músculos estão mais rígidos e contraídos para tentar se proteger do frio, e isso facilita sofrermos uma lesão. Segundo porque o aquecimento é que vai espantar aquele desanimo inicial de querer para no meio do treino, seja por estar frio demais, ou por a musculatura não responder como antes na época de calor.

Para finalizarmos, o último toque é, se possível, mudar os horários dos treinos, pois no inverno a claridade do dia tem uma duração mais curta que nos dias de verão e o calor da tarde também pode durar menos tempo. Portanto seu corpo pode responder de uma forma diferenciada devido a mudança brusca de temperatura e o cair da noite mais rápido, até mesmo pelo fato de estar acostumado a não praticar atividade física nesse tipo de situação climática, e como nessa época mais fria do ano podem ocorrer mais facilmente resfriados e gripes, é melhor não abusar muito, e se for o caso, mude seu treino da rua para um clube ou academia, pelo menos por esse período para evitar maiores problemas.

DICAS: Continue a tomar bastante água nessa época, pois você também pode ficar desidratado nessa estação do ano.
Realize os alongamentos antes de aquecer os músculos, eles servirão como um pré-aquecimento para sua atividade física.
 As pessoas que querem emagrecer não devem parar com as atividades físicas nessa época do ano, pois o corpo naturalmente já exige um maior consumo de energia/calorias para se manter aquecido, e devemos fazer disso mais um motivo para continuarmos com nossos exercícios, pois os resultados serão mais satisfatórios (claro que existem variações de organismo, e a resposta não será igual para todos).

Até a próxima postagem! 
Abraçosssssssssssssss

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Para emagrecer faço só exercício aeróbio. Correto? ERRADO!!!



Já passou da hora de pessoas "acharem' que só exercícios aeróbios emagrecem.

O correto é realizar exercícios aeróbios (caminhada, corrida, ciclismo, natação, HIDROGINÁSTICA, entre outras atividades físicas) que utilizam uma maior quantidade de oxigênio como fonte de queima de substratos para geração de energia trasportada para os músculos,  e exercícios anaeróbios (musculação ou TRP - treinamento resistido com pesos) que não dependem de uma grande quantidade de oxigênio para gerar energia, pois será utilizada a energia existente no próprio músculo, respeitando seus intervalos de descanso (pausa por tempo determinado) e repouso (horas de recuperação).

Agora, em especial sobre a Hidroginástica...

Já escrevi no blog sobre hidroginástica (clique aqui e confira!), e volto agora a escrever novamente sobre esse tipo de atividade física pela sua importância no emagrecimento, até mesmo porque trabalho com isso todos os dias (!!!) e observo a evolução dos resultados constantemente.
Os exercícios físicos realizados na água são ideais para quem está algum tempo sem praticar alguma atividade física e busca emagrecer, pois são de baixo impacto e isso diminui muito o risco de lesões durante a sua prática e conseguimos também trabalhar a parte aeróbica e neuromuscular, pois a hidroginástica exige que exercícios sejam realizados contra a resistência da água, e assim fazemos uma atividade que trabalha resistência cardiorrespiratória/vascular e fortalecimento dos músculos ao mesmo tempo!
 

Vou ser realista nos resultados, não será possível adquirir uma hipertrofia muscular (ganho de massa muscular) na hidroginástica, mas uma melhor tonificação dos músculos (menor flacidez e maior enrijecimento muscular) e uma boa queima de calorias (de 200 a 400 calorias - dependendo da intensidade dos exercícios e aparelhos utilizados durante a aula), mais a associação de uma reeducação alimentar, é emagrecimento na certa!!!
"Bora" pra água???

Abraçossssssssss

(Siga o blog PERSONALTRAINERNET para receber as atualizações e acompanhar as informações do seu Personal Trainer virtual!!!)






quinta-feira, 1 de maio de 2014

Os benefícios do alongamento


Digitei esse texto para a página do facebook da empresa que trabalho (click aqui para ver a página).
Agora compartilho também com você, querido seguidor do PERSONAL TRANINER NET!!! Espero que goste! Abraçosssssssssssss!!! 


Os benefícios do alongamento

O aquecimento muscular é muito importante antes de iniciarmos qualquer exercício, pois um músculo bem aquecido terá menos riscos de sofrer uma lesão. Mas o alongamento também é importante e traz ao nosso corpo muitos benefícios.
Devemos realizar o alongamento antes de começarmos qualquer atividade física e principalmente ao terminarmos essa atividade.
O alongamento não melhora apenas a flexibilidade. Veja abaixo, alguns dos benefícios proporcionados pelo alongamento:
- Melhora da circulação sanguínea, e por esse motivo, pode ser usado como um pré-aquecimento;
- Auxilia na correção postural;
- Auxilia na lubrificação das articulações;
- Realizado corretamente, auxilia na forma correta da respiração durante e após o exercício;
- Auxilia na liberação de alguns hormônios, como a serotonina por exemplo (conhecido também como o "hormônio do bem-estar")
- Melhora a funcionalidade dos órgão internos;
- Melhora a amplitude de seus movimentos devido a melhora gradativa da flexibilidade;
- Auxilia na consciência corporal, pois você realizará movimentos que talvez desconheça e não imaginava ser capaz de praticá-los;
- Auxilia muito no relaxamento muscular, principalmente após a realização de uma atividade física;
- Diminui o risco de lesões;

Não deixe de realizar os alongamentos, torne-os um hábito, pois sua prática é tão importante quanto a realização da atividade física que você gosta.


Texto por: Cícero Brito - CREF. 115319/SP (Profissional de Educação Física do Spa Água Santa).

Fonte de imagens: Google (Bob Anderson, livro "Alongue-se")

quarta-feira, 9 de abril de 2014

perda de massa muscular? Qual o risco?


Como prometido na postagem anterior (click aqui para ver a postagem), vou explicar melhor sobre os problemas da perda de massa muscular.


Podemos perder massa muscular ao realizarmos uma alimentação pouco balanceada (principalmente com baixa ingestão de proteínas), exagero de exercícios aeróbicos de alta duração, falta de exercícios resistidos (de força muscular) e naturalmente com a idade (+ ou - após os 25 anos gradativamente perdemos massa muscular até chegar a senilidade ou "terceira idade").

Qual o risco de perder massa muscular???

A perda da massa muscular pode acarretar:

  • Perda da força muscular
  • Perda do equilíbrio
  • Lentidão nos movimentos
  • Dores musculares constantes (câimbras, por exemplo)
  • Perda da independência motora (precisar sempre de ajuda para se locomover, no caso dos idosos)


Como evitar perda da massa muscular???


  • Deixe o sedentarismo
  • Mantenha uma alimentação equilibrada
  • Pratique exercícios aeróbios de forma moderada
  • Faça exercícios para o fortalecimento da sua musculatura
  • Durma de 6 a 8 horas por noite (repousar é importante e necessário para manter uma boa musculatura)
  • Fique atento se a ingestão de proteínas está suficiente para seu tipo de treinamento


Aproveite o blog e pesquise um assunto! Temos vários temas interessantes para você!!!

Até a próxima postagem!
Abraçossssssssssssssssssssss