Espero que gostem!!!
Musculação em 10 minutos!
Pouco tempo para malhar.... Não importa, pouco é melhor que nada
10 de maio de 2012
Pouco tempo para malhar.... Não importa, pouco é melhor que nada
Como professor e personal
trainer, tenho consciência do dia-dia e realidade das pessoas comuns, ou
seja, pessoas que trabalham, têm filhos, estudam, não são atletas nem
bodybuilders e praticam exercício em benefício de sua saúde. Muitas
vezes desistem de programas de treinamento por estes serem muito
extensos. Acredito que parte da culpa disso tudo se deva ao fato ao fato
de alguns professores se basearem em seu "próprio" passado ou em
modelos pré-estabelecidos.
Sim, é possível montar um treino conciso e eficaz! Basta fazer uso de algumas ferramentas e métodos de treino como o "bi-set", "tri-set", "super-série" ou circuito.
No "bi-set" se faz 2 aparelhos seguidos, com pausa após o segundo aparelho, no "tri-set" se faz 3, na "super-série" até quatro (agonista e antagonista) e finalmente no circuito se faz passagens por 5,6, 10 aparelhos retornado-se ao primeiro.
Façamos uma conta simples:
Suponha que você faça 12 aparelhos de musculação num determinado dia, executa 3 séries de 8 repetições máximas com 3 minutos de intervalo em cada aparelho (exemplo):
Exemplo:
8 repetições máximas demora algo em torno de 15 segundos, mais 2 intervalos de 3 minutos, teríamos: 3x15" + 2x3' = 3'45". Ou seja, ficaríamos aproximadamente 4 minutos em cada aparelho, fazendo contas: 12 aparelhos x 4' = 48min.
Segundo este exemplo, ficaríamos cerca de 50 minutos na academia. Se por outro lado fizéssemos uso de um circuito, poderíamos reduzir muito este tempo.
Exemplo:
3 passagens de 12 aparelhos sem intervalo. Cada aparelho demora 15seg, 12x15seg = 3min. Três passagens de 3 minutos equivaleriam a 9minutos totais! Repare que o intervalo entre os mesmos aparelhos ficou em 3 minutos, tempo aceitável de intervalo para uma série de 8 RM.
Estudos atuais comprovam que não há nem perda de eficiência nem prejuízo de ganhos específicos de força quando aplicados os métodos combinados de forma adequada.
Então, o que está esperando?
Procure seu professor, reduza o tempo de malhação e mantenha os benefícios!!
Fontes: bbel.uol.com.br e Portal da Educação